Já pensou em apresentar o hábito da leitura para seus filhos, para o seu irmão mais novo ou para aquele primo pequenininho? E em apresentar o horror cósmico e a incapacidade humana frente aos desígnios do universo? É justamente isso que o fofo O Fantástico Alfabeto Lovecraft, de Jason Ciaramella e Greg Murphy, quer fazer.

Livro que inaugura o selo Caveirinha, linha infantil da Darkside Books, Alfabeto traz as 26 letras do alfabeto acompanhadas de algumas das criaturas, personagens e elementos da mitologia de H.P. Lovecraft, assemelhando-se a uma cartilha escolar, só que com o diferencial de trazer criaturas capazes de trazer um terror além da imaginação para a nossa existência.

Se o texto de Jason Ciaramella (tanto no original, quanto na tradução de‎ Bruno Dorigatti Christiano Menezes) já traga o universo deglutido para não assustar o público infantil, é nas ilustrações de Greg Murphy que a fofura de personagens como o Ctuhlhu realmente é evidenciada.

Entretanto, embora seja ricamente ilustrado e tenha um texto leve e simples, o livro só pode ser considerado infantil até certo ponto. Embora todo o universo do autor nascido em Providence seja simplificado para o entendimento infantil, nomes como Xiurnh e o do próprio Ctuhlhu podem ser difíceis para leitores, principalmente os de primeira viagem, e muitas referências são perdidas, dificultando a leitura para os pequenos leitores que quiserem ler O Fantástico Alfabeto Lovecraft sozinhos. Por isso, este é muito mais um livro para ser lido em família, por crianças que já tem alguma experiência de leitura ou por um leitor mais velho, mas com alma de criança, que vai ficar com um sorriso no rosto enquanto vê velhos conhecidos serem apresentados numa nova (e colorida) encarnação.

Mantendo a linha editorial da Darkside, desta vez para pequenos leitores, a Caveirinha faz bem em manter o alto padrão dos projetos gráficos do selo-mãe, além de fazer boas adaptações para este investida com o público infantil, como bordas arredondadas e papel mais resistente para o miolo.

O Fantástico Alfabeto Lovecraft, de Jason Ciaramella e Greg Murphy, é uma carta de amor à obra de Lovecraft feita de fã para fã. Perfeito para ler antes de dormir para uma criança e encher seus pesadelos de fofura, o livro inaugura o selo infantil da Darkside Books da melhor forma possível.


>> Compre o livro na Amazon.com.br
Autor: Jason Ciaramella
Ilustrador: Greg Murphy
Tradutores: Bruno Dorigatti Christiano Menezes
Editora: Darkside Books
Ano: 2017
Número de páginas: 32
Sinopse: Prepare-se para mergulhar no imaginário universal do mestre com tiaras misteriosas, criaturas do mar e monstros com cabeça de polvo e asas de dragão, tudo em um único livro carinhosamente planejado por uma dupla tão fã de Lovecraft quanto os baixinhos serão um dia. O Fantástico Alfabeto Lovecraft é uma cartilha ilustrada que ensina o alfabeto com os personagens mais terríveis e — quem diria? — fofinhos do autor. Idealizado pelo ilustrador Greg Murphy e o escritor Jason Ciaramella, o livro — publicado em formato quadrado e com acabamento especial — explora toda a mitologia de Lovecraft de A a Z para que os pequenos possam dar seus primeiros passos com o verdadeiro professor do fantástico. Um presente ideal para filhos, irmãozinhos caçulas, sobrinhos, netos ou mesmo para aquela criança levada que existe dentro de todos nós.