Há cerca de um ano, li Coração Assombrado pela primeira vez e me apaixonei pelo livro (teve até resenha por aqui na época), colocando-o como uma das minhas biografias favoritas de 2016. De lá para cá, a quedinha que tinha pela obra do Rei do Terror se transformou de vez em uma – talvez louca? – obsessão, me fazendo ter a certeza que o nome do autor na lombada de algum livro já indicava que estava prestes a ler uns história pirada, criativa e simplesmente genial. E, por conta do poder da narrativa de Stephen King e da sua legião de fãs, achava simplesmente bizarro que uma biografia tão boa ficasse fora de catálogo. Ah, nem vi o que a Caveirinha vinha preparando. 🎈

“Tenho medo de tudo.” – Stephen King

Reeditado, Coração Assombrado, de Lisa Rogak, ganha novo fôlego. Embora amasse o sóbrio projeto antigo, as cores que guiam a nova cara do livro não só funcionam bem juntas, como já entregam a dicotomia da vida do King: um criador nato de mundos fantásticos e assustadores de um lado, um pacato escritor com uma vida regrada no Maine.

Como disse na resenha original, Stephen King não é um autor que compartilha cada mínimo detalhe de sua vida em suas redes sociais (porque todos sabemos que Molly, sua cachorra, aka the Thing of Evil, é a verdadeira estrela do seu Facebook), por isso ler um livro que amarra os diferentes momentos da vida do Stephen aos diversos pontos de sua carreira e que ainda mostra o que acontece quando eles se entrelaçam, é simplesmente maravilhoso.

O grande ponto alto do livro acaba sendo que a extensa pesquisa da autora não se traduz em um texto truncado e que parece te afogar em zilhões de informações, mas consegue condensar e apresentar tudo de maneira fluída e gostosa de se ler. De suas relações familiares na infância a sua vida de casado com Tabitha Spruce e a maneira como o autor lida com os fãs são outros dos destaques que saltarão aos olhos de quem lê a biografia.

Não deve ser uma surpresa que seus medos dominem cada segunda da existência de Stephen King. Ele está cercado por eles, e qualquer um que tenha lido um que seja de seus romances sabe que o item mais inocente pode ser um arauto do terror. – Lisa Rogak

Falando mais da reedição, é evidente o trabalho e o cuidado da Darkside Books em cada pequeno detalhe do livro. Capa e projeto gráfico conversam entre si e não só são agradáveis para a leitura, como enchem os olhos e dão vontade de colocar o livro em exposição permanente na estante. Embora o texto da autora encerre comentando a vida do autor até 2013, os extras incluídos no volume pela editora, como a cronologia e a bibliografia de obras selecionadas, enriquecem a leitura e preenchem estas lacunas.

Quase quatro anos depois de sua publicação original por aqui, Stephen King – Coração Assombrado, de Lisa Rogak, continua uma leitura imperdível para todo bom fã de terror ou de literatura em geral. Com o livro de projeto gráfico novo e de volta às livrarias, a Darkside torna a comemoração de 70 anos de King ainda mais especial ao proporcionar um verdadeiro passeio por cada cantinho do coração assombrado do autor.

Exemplar cedido pela editora. | Book’s not dead.

>> Compre seu exemplar na Amazon.com.br
Autora:
 Lisa Rogak
Tradutora: Cláudia Guimarães
Editora: Darkside Books
Número de páginas: 320
Ano: 2017
Sinopse: Com 300 milhões de livros vendidos e mais de 50 prêmios por suas obras, Stephen King tornou-se parte da história da cultura pop mundial. Um gênio que produz incessantemente há mais de quatro décadas, King está no Guinness Book como o autor vivo com o maior número de adaptações para o cinema.

STEPHEN KING — A BIOGRAFIA: CORAÇÃO ASSOMBRADO, você vai viajar ao estado do Maine real, onde o mestre nasceu, e entender de onde veio a inspiração para o universo fantástico de Castle Rock. Descubra o homem por trás do mito.

Nesta obra indicada ao Prêmio Edgar Allan Poe de Melhor Biografia, a jornalista Lisa Rogak nos conduz, com rigor e pesquisa, pelo universo peculiar de Stephen King. Reconstitui sua infância difícil — marcada pela ausência do pai, que estranhamente se conecta com o Brasil —, revela suas angústias e seus medos mais profundos como autor, resgata os primeiros contatos do jovem King com a escrita e sua luta contra a dependência química.

Uma saga impressionante da pobreza à fortuna, da solidão à consagração. STEPHEN KING — A BIOGRAFIA: CORAÇÃO ASSOMBRADO é uma aula sobre como encarar os monstros da vida real e dominá-los na ficção.