simon

Autora: Becky Albertalli
Tradutora: Regiane Winarski
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 272
Ano: 2016
Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.


Só pela sinopse já dá pra ter uma boa noção da história de Simon vs. A Agenda Homo Sapiens, mas agora vamos falar dos reais motivos pelo qual você precisa ler esse livro.

O livro, narrado em primeira pessoa, é alternado com e-mails entre Simon e Blue, tornando a leitura rápida e muito mais dinâmica. Além disso, mesmo com o drama presente, Simon encara seus conflitos de uma maneira muito mais lógica e até racional do que estamos acostumados em alguns livros, ou seja, nada de enrolação!

Muitos personagens reais, com personalidades bem definidas, qualidades e defeitos, que nos mostram que ninguém é totalmente bom ou mau, até mesmo podemos ver no “vilão” que ele é uma pessoa comum que, como todos, comete erros.

Um dos pontos principais do livro, na minha opinião, até mais do que a história de amor entre Simon e Blue, é a importância dos amigos na vida de Simon, que estão presentes praticamente o livro todo. Além disso, a família tem um papel super importante em sua vida, trazendo ainda mais realidade para a história. O livro passa bem longe de ser apenas mais um romance gay falando das dificuldades de sua condição sexual. Abordando outros assuntos, como a quebra de rótulos e padrões impostos pela sociedade como um todo, é, ao mesmo tempo, um livro simples, mas que com certeza vai te deixar pensando por muitos dias.

Por fim, vale ressaltar que a autora soube abordar muito bem todos os aspectos da adolescência, tornando a história muito mais autêntica e próxima da nossa realidade. A trama pode até ter alguns clichês e previsibilidades, mas com certeza é uma leitura leve, divertida, reflexiva e que vai deixar seu dia mais feliz.

simon


Recomendações da Semana é o novo post semanal do site, que comentará de maneira breve um livro por semana, buscando ligar leituras interessantes a leitores aficionados.