That’s going to be legen… – wait for it – dary! Quero dizer, como uma resenha sobre um livro com o subtítulo de O Manual da Conquista e escrito por Barney Stinson pode ser uma resenha qualquer?

Antes de continuar com a resenha, eu acho que é necessário que você tenha uma coisa em mente, este livro foi feito para quem assistiu (ou pelo menos conhece e ENTENDE) a série How I Met Your Mother, ou seja, caso você não tenha assistido, pode ser que você não entenda algumas das piadas do livro e, até, a proposta do livro. Então, primeira dica: vá assistir a HIMYM, é uma série boa, com episódios curtos e está disponível em tudo quanto é serviço de streaming. Mas, se você não conhece o Barney, tem uma maneira bem mais rápida de você conhecer o autor deste livro.

Playbook – O Manual da Conquista é um livro escrito por Matt Kuhn, que foi um dos roteiristas da série (responsável, por exemplo, pelo episódio do Slapsgiving) e o responsável por escrever o blog do Barney, mas, aqui, vamos esquecê-lo e assumir como autor o próprio Barney Stinson.

O livro reúne várias das cantadas do personagem divididos em 4 níveis, dependendo de sua nota no início do livro no Teste do HENEM (Teste de Habilidade em Enrolação e Embromação): Don Knotts (iniciante), Don King (amador), Don Johnson (conquistador nato) e Don Juan (conquistador avançado). Depois disso, Barney guia o leitor através de inúmeras cantadas, separadas de acordo com os níveis do teste anterior, para você, bem, não ser igual ao Ted.

As cantadas do livro são simplesmente geniais e tem o estilo Barney de ser, desta maneira você não só rira muito lendo o livro, como vez ou outra se lembrará de que algumas das táticas do personagem que estão no livro já apareceram na série.

A edição da Intrínseca é ótima e aproveita bem o estilo da edição original, conseguindo traduzir e adaptar o humor, originalmente pensado para norte-americanos (o HENEM é um exemplo). Entretanto, caso você saiba inglês, recomendaria o investimento na versão americana, para que você leia o livro ouvindo o audiobook sensacional narrado pelo Neil Patrick Harris, o autor que faz o Barney na série.

Playbook – O Manual da Conquista é presença certa na estante dos fãs de How I Met Your Mother, mas não deve agradar tanto a aqueles que desconhecem a filosofia do personagem, o que pode fazer com que boa parte da graça do livro se perca. Assim, se você é fã, SUIT UP  e vá até a livraria mais próxima agora!

5/5*

*A nota de indicação foi baseada no ponto de vista dos fãs de HIMYM, justamente o público para qual o livro foi criado. Para quem não é fã da série, o livro não é tão recomendado.


A1c60Diu9YL._SL1500_

Autor: Barney Stinson e Matt Kuhn
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Número de páginas: 176
Sinopse: Desde o início dos tempos, o homem tem procurado respostas para o questionamento mais fundamental de todos: Por que estou aqui… em vez de estar com uma garota? A procura acabou. Agora, com a ajuda de Playbook: O manual da conquista , o leitor será capaz de abordar a garota que quiser, descobrir o que ela mais deseja e fazê-la se apaixonar por ele.
Com mais de setenta técnicas de sedução desenvolvidas pelo guru da conquista e exemplo de perfeição Barney Stinson , qualquer homem poderá se tornar um perfeito conquistador.
Repleto de dicas, macetes, truques e muita conversa fiada, o popular personagem da série de tevê How I Met Your Mother sugere dezenas de maneiras de abordar uma mulher e ser bem-sucedido. Com as dicas dele nenhum homem ficará sozinho.