A editora Intrínseca publicará, no próximo dia 14, o livro História da Sua Vida e Outros Contos, de Ted Chiang, importante autor contemporâneo de ficção científica. As oitos histórias reunidas aqui ganharam um total de nove importantes prêmios literários, incluindo o Nebula, o Hugo e o Locus, e o conto que empresta seu título ao livro, História da Sua Vida, foi adaptado por Denis Villeneuve no filme A Chegada, que vem arrebatando crítica e público em vários festivais de cinema, inclusive no do Rio, chegando ao circuito comercial brasileiro em fevereiro de 2017. Abaixo, confira a capa e outras informações sobre o livro, além do trailer da adaptação para os cinemas.

Ted Chiang escreve com pouca frequência, mas seus textos, quase inexplicavelmente maravilhosos, transcorrem com a precisão de um relógio suíço e explodem na consciência do leitor com impacto e força devastadores. – Kirkus Reviews

historia-vida

Tradução: Edmundo Barreiros | Páginas: 368 | Pré-venda: Amazon

Sinopse: Um dos autores de mais destaque no cenário da ficção científica, Ted Chiang pode ser descrito como um escritor pouco prolífico: tem apenas quinze trabalhos publicados, entre contos e novelas curtas. A pequena produção contrasta com sua expressiva quantidade de premiações: os oito textos reunidos em História da sua vida e outros contos ganharam no total nove importantes prêmios, dentre eles Nebula, Hugo, Locus, Sturgeon, Sidewise e Seiun.

Publicadas originalmente em volumes diversos, as narrativas de Ted Chiang estão pela primeira vez reunidas em uma coletânea. Entre as histórias dotadas de rigor científico, humanidade e lirismo estão “A torre da Babilônia”, na qual um minerador sobe a famosa torre com a missão de escavar a abóbada celeste; “Divisão por zero”, uma reflexão precisa e devastadora sobre o fim da esperança e do amor, e “História da sua vida”, na qual uma linguista aprende um idioma alienígena que modifica sua visão de mundo.

Com uma prosa límpida e ideias às vezes desconcertantes, Chiang comprova seu inegável talento para a boa ficção científica: a capacidade de contar uma história humana, extremamente bem escrita, na qual a ciência funciona como expressão dos questionamentos mais profundos enfrentados pelos personagens. Um livro repleto de ideias originais e passagens inesquecíveis.