Ainda hoje muitos torcem o nariz ao ver uma autora escrevendo um livro de fantasia, como se a criatividade e a habilidade de se criarem mundos e personagens fantásticos estivesse ligada apenas a algum gênero. Se você é um desses, deixa eu te contar um segredo: isso não é verdade. Por isso, separei apenas seis autoras de uma lista gigantesca para indicar que você conheça o mais rápido possível e acabe com o seu preconceito literário ou para você que está só procurando uma boa leitura.

Victoria Schwab

Blog oficial | Nosso livro favorito da autora: Um Tom Mais Escuro de Magia 

Victoria Schwab é uma das autoras de fantasia que mais vem crescendo no cenário internacional, e boa parte da sua bibliografia já foi publicada no Brasil ou teve seus direitos adquiridos para serem publicadas no decorrer dos próximos anos. Comparada a alguns com Neil Gaiman, a maioria dos seus livros já ganharam várias indicações a premiações, foram aclamados pela crítica e têm nota superior a quatro estrelas no GoodReads, inclusive recebendo o GoodReads Choice Awards de 2015 de melhor romance de fantasia por Um Tom Mais Escuro de Magia.

No Brasil, a Planeta editou o primeiro romance de Schwab, A Bruxa de Near (saiba mais), mas foi a Record que conseguiu suas duas séries mais aclamadas até agora – A Guardiã de Históriase Um Tom Mais Escuro de Magia, cujas continuações devem ser lançadas por aqui ainda nesse ano. Já a editora Seguinte, parte do Grupo Companhia das Letras, confirmou que comprou os direitos de The Savage Song e que publicará o livro no primeiro semestre deste ano.

Diana Gabaldon

Site oficial | Nosso livro favorito da autora: A Viajante do Tempo

A norte-americana do Arizona ficou conhecida mundialmente pela série de livros Outlander, que mistura elementos de ficção histórica, aventura, ficção científica romance e fantasia e cujo primeiro volume foi publicado, originalmente, em 1991. Adaptada para a televisão em 2014, a série já ganhou o RITA Award de melhor romance por A Viajante do Tempo e o Quill Award por Um Sopro de Neve e Cinzas e já foi traduzida para mais de 20 línguas.

No nosso país, a editora Arqueiro é quem publicada atualmente a série, reeditando alguns dos títulos já lançados pela Rocco e pela Saída de Emergência, e dando prosseguimento com os demais títulos inéditos no Brasil. Para 2017, a previsão é de que sejam publicadas as duas partes de A Cruz de Fogo (Livro 5) e, talvez,  a primeira parte de Um Sopro de Neve e Cinzas (Livro 6).

Helene Wecker

Site oficial | Nosso livro favorito da autora: Golem e o Gênio

Existem algumas autoras que já conquistam o nosso coração com seus romances de estreia. Helene Wecker é uma dessas. Com apenas um livro publicado, a autora norte-americana nasceu em uma pequena cidade próxima a Chicago e se formou como Bacharel em Inglês no Carleton College, trabalhou durante um bom tempo em diferentes cargos relacionados a marketing e a comunicação, antes de decidir se dedicar à sua paixão: escrever ficção. Assim, acabou se mudando para Nova Iorque, onde busca um mestrado em ficção na Universidade de Columbia e escreveu seu primeiro romance, O Golem e o Gênio, bestseller do The New York Times e indicado a alguns dos principais prêmios de literatura fantástica, como o Nebula e o World Fantasy Award.

A Darkside Books é quem publicou o livro de Wecker no Brasil, mas ainda não se pronunciou se pretende publicar a sequência, The Iron Trial, prevista para 2018 no exterior, no Brasil.

Robin Hobb

Site oficial | Nosso livro preferido da autora: O Aprendiz de Assassino

Pseudônimo de Margaret Ogden, Robin Hobb é uma escritora californiana mais conhecida por seus livros de fantasia, embora tenha escrito alguns romances de ficção científica, e que começou a ser publicada quando tinha apenas dezoito anos de idade. Com suas obras traduzidas em mais de 20 línguas, a autora é considerada uma das maiores escritoras vivas de fantasia, ao lado de gente como Patrick Rothfuss e Brandon Sanderson, e foi definida por George R.R. Martin como alguém que faz a “fantasia como [essa] deveria ser escrita”.

A LeYa é quem edita a autora no país e já publicou a primeira trilogia que integra o ciclo The Realm of the Elderlings, A Saga do Assassino. Ainda esse ano, a editora irá lançar o romance Ship of Magic, que inicia a trilogia The Liveship Traders.

Mary E. Pearson

Site oficial | Nosso livro favorito da autora: The Heart of Betrayal

A norte-americana Mary E. Pearson é autora de uma das séries de fantasia que mais fez barulho no ano passado aqui no país, As Crônicas de Amor e Ódio, além de outros livros não publicados no país como a série The Adoration of Jenna Fox, cujos direitos foram vendidos para o cinema, e A Room on Lorelei Street, vencedor do prêmio Golden Kite. Atualmente, a autora escreve em tempo integral e é uma das pessoas mais legais para você seguir em suas redes sociais.

Publicada no Brasil pela Darkside Books, a trilogia Crônicas de Amor e Ódio tem seus dois primeiros volumes publicados – The Kiss of Deception e The Heart of Betrayal – e o terceiro, The Beauty of Darkness, será lançado ainda no primeiro semestre de 2017.

Ursula K. Le Guin

Site oficial | Nosso livro favorito da autora: TODOS

É claro que a dona da fantasia e da ficção científica não faltaria na nossa lista. Ursula K. Le Guin nasceu na Califórnia, em 1929, e é filha de um antropólogo e de uma escritora, tendo estudado na Universidade de Columbia e no Radcliffe College. Já ganhou todos os principais prêmios da literatura fantástica, como o Hugo, o Nebula, o Locus, o World Fantasy e o Lewis Carroll, seus livros são considerados clássicos, recebeu uma medalha pela sua contribuição para a literatura pela National Book Foundation e é considerada pela Biblioteca do Congresso norte-americano como uma “lenda viva”.

No Brasil, a editora Arqueiro publica, atualmente, a série Ciclo de Terramar, uma das obras mais importantes da literatura fantástica, cujo segundo livro deve sair ainda esse ano, enquanto que a Aleph edita suas obras de ficção científica, incluindo o lançamento de Os Despossuídos em 2017.