A Sony causou comoção no mercado de videogames ao redor do mundo na última edição do Playstation Experience, realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, com uma infinidade de anúncios e detalhes sobre alguns dos jogos mais aguardados para as suas plataformas. Entretanto, nenhum outro jogo conseguiu chamar tanto a atenção quanto a revelação bombástica da sequência do aclamado The Last of Us, lançado originalmente em 2013 para o PS3 e já devidamente remasterizado para o PS4.

Só há algum grande porém nessa notícia maravilhosa, a Naughty Dog, desenvolvedora do jogo, disse que o título ainda está no início do processo de desenvolvimento, o que supõe uma espera de mais uns dois ou três anos (ou ainda mais, estou olhando para vocês, Final Fantasy XV e The Last Guardian). Para tornar a espera mais fácil, separei quatro livros que se relacionam de alguma forma com The Last of Us ou algum dos temas que o jogo aborda.

Livro disponível na Amazon 🙂

Para mim, é complicado falar de uma atmosfera pós-apocalíptica brilhantemente construída, sem citar a trilogia A Passagem, publicada aqui pela Arqueiro. Embora não vejamos nem zumbis, nem vampiros nas suas abordagens mais clássicas nesses livros, Justin Cronin é um autor simplesmente brilhante e dosa a construção de mundo com um profundo desenvolvimento dos personagens e das relações entre eles.

Você não só vai se apegar aos personagens, como se preocupará com a derrocada da humanidade frente a um problema criado pela própria humanidade. Os três livros tem até alguns problemas, mas você simplesmente vai deixá-los passar em branco enquanto vira as páginas alucinadamente para ver aonde Cronin te levará.

Livro disponível na Amazon 🙂

Clássico tanto do horror, quanto da ficção científica, Eu Sou a Lenda, de Richard Matheson, aborda a história de um homem que é o único sobrevivente de um apocalipse global que transformou todo o resto da população em vampiros.

Bastam poucas páginas para você entender a importância e o impacto desse título, ajudando a espalhar vários conceitos que hoje são bem comuns não só em outros livros, como em filmes, séries de TV e até jogos, incluindo o próprio The Last of Us. Além disso, a edição nacional, publicada pela Aleph, está com um acabamento de primeiríssima qualidade, tanto no cuidado com o texto, quanto com o projeto gráfico.

Livro disponível na Amazon 🙂

Dentre todos os livros dessa lista, acho que nenhum lembra tanto The Last of Us, quanto A Estrada, do premiado Cormac McCarthy. No romance ganhador do Pulitzer, o mundo como conhecíamos acabou e um pai e um filho vagam rumo ao litoral, com parcos recursos e tendo que se defender de grupos canibais.

Para quem quiser conhecer mais sobre o livro, recomendo esse vídeo do Who’s Geek, que não só apresenta o romance de McCarthy de maneira fenomenal, como também reflete sobre ficção científica e “alta” literatura.

Livro disponível na Amazon 🙂

Esse é de longe o livro que mais destoa à primeira vista do restante da lista, afinal, Cidade de Ladrões não é um livro que se passa num mundo atormentado por criaturas como zumbis ou que passou por um apocalipse.

Com uma trama que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, vemos um escritor trocar a sua história pela do avô em um plot simples. Porém o livro é apontado como uma das grandes referências de The Last of Us pelos próprios roteiristas do jogo, devido à maneira como o relacionamento entre os personagens é construído.

Deixe nos comentários recomendações de temas para os próximos posts da nossa nova coluna, a Coelho Indica. 😉