5 livros para quem quer saber mais sobre esse tal de Roque Enrow

Há algumas décadas, Rita Lee já cantava que um tal de Roque Enrow – um menino tão sabido – queria modificar o mundo e, bem, ele mudou. Por isso, resolvi separar uma lista com cinco obras que exploram alguns nomes que ficaram marcados na história do gênero. Obviamente, existe uma lista praticamente infinita com obras que abordam inúmeras bandas, cantores, compositores, produtores e por aí vai, sendo este apenas um pequeno recorte de um universo muito maior. Aliás, quem sabe não vem uma parte dois deste post mais para frente? Enfim, chega de delongas e vamos logo para a primeira obra.

O Quinto Beatle – A História de Brian Epstein, de Vivek J. Tiwary, Andrew C. Robinson e Kyle Baker

>> Disponível na Amazon <<

Este quadrinho, lançado por aqui pela Editora Aleph, conta a história de Brian Epstein, que em 1961, com 27 anos, viu uma banda desconhecida tocar, os empresariou e os levou a banda a um sucesso internacional, criando a Beatlemania. Apesar de sua morte apenas 5 anos depois, com 32 anos, o quadrinho retrata o papel fundamental de Epstein para o sucesso dos Beatles, ao mesmo tempo que apresenta suas lutas pessoais. Recomendadíssimo!

Mais Pesado que o Céu, de Charles Cross

>> Disponível na Amazon <<

Além de ser um dos livros com um dos melhores títulos da minha estante, Mais Pesado que o Céu conta a vida única de Kurt Cobain, líder do Nirvana, indo de sua infância pobre em um trailer no estado de Washington ao estrelato internacional. Da ascensão musical ao desmoronamento de sua vida, a biografia mostra de maneira clara as contradições de Kurt, ainda que vez ou outra tropece em trechos que supõem o que ocorreu para preencher lacunas.

O Livro dos Mortos do Rock, de David Comfort

>> Disponível na Amazon <<

Lançado pela Aleph por aqui, este livro traz inúmeros detalhes sobre a vida e a carreira de sete astros do rock: Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morisson, Elvis Presley, John Lennon, Kurt Cobain e Jerry Garcia. Ao mesmo tempo em que humaniza alguns dos maiores ídolos da música, é uma obra que mostra a inquietação e o talento dessas pessoas para serem as melhores naquilo que faziam.

Uma autobiografia, de Rita Lee

>> Disponível na Amazon <<

Uma das maiores que se aventuraram no rock em terras brasileiras, a autobiografia de Rita Lee é igual a tudo que a rainha do rock produziu ao longo de sua carreira: corajosa, honesta, múltipla, mutante e deliciosa. Da infância à glória, Rita não pula acontecimento algum e conta tudo sobre sua vida e carreira, contando, no meio do caminho, um pouco da história musical do Brasil.

David Bowie – Uma Vida em Canções, de Rob Sheffield

>> Disponível na Amazon <<

Uma verdadeira carta de amor ao Camaleão do Rock. Não há maneira diferente de descrever a sensação de ler este livro escrito pelo jornalista da Rolling Stone, fã confesso de Bowie. Ao revisitar a carreira de uma das mentes mais criativas, o autor explora todas as fases de Bowie, de Ziggy Stardust e Major Tom ao seu adeus em Blackstar. Um grande lembrete sobre o porquê Bowie é, e continuará sendo, icônico.